Resenha - As Ideias Têm Consequências (Richard Weaver)
- Adriano Macêdo
- 27 de jan. de 2016
- 1 min de leitura
Acabei de ler este livro que me deu mais porradas no cérebro do que um lutador de UFC.
É simplesmente ESSENCIAL. Foi escrito em 1948 por Richard Weaver, já falecido, professor da universidade de Chicago. Já foi citado algumas vezes por Olavo de Carvalho e pelo Felipe Pondé.
A tradução é boa, a diagramação também, mas o único pecado cometido pela É Realizações está na revisão: uma droga. Merecia ter tido atenção nisto.
Mas isso é uma questão editorial que não desmerece o livro, que em resumo analisa elementos básicos da formação das ideias que estão presentes em pensadores e polemistas atuais e do passado: o sentimentalismo (Thomas Sowell?); a necessidade de distinção e hierarquia (Russel Kirk?); os efeitos da fragmentação e da obsessão (Olavo de Carvalho?); os pecados do egoísmo no trabalho e na arte (Roger Scruton?); as forças da mídia (Ortega Y Gasset?), o comportamento da sociedade mimada (Theodore Dalrymple?), a metafísica (Eric Voegelin?) e finalmente termina com os efeitos de ideias da Esquerda e mesmo da Direita sobre três grandes áreas: a natureza, o nosso próximo e o passado.
LIVRO IMPRESCINDÍVEL!
E como podem ver, foi predecessor de vários pensadores atuais, tudo isso em 200 páginas!
Se eu pudesse dava seis coxinhas pra ele, que por isso leva, com mérito absoluto, cinco coxinhas.
Já me programei pra reler em breve.
🍗🍗🍗🍗🍗

Comments